html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> QUOUSQUE TANDEM: January 2006

CRITICA SOCIAL E POLITICA

Wednesday, January 25, 2006

MANUEL ALEGRE - 5

Quando em Setembro de 2005 apresentei neste espaço o primeiro post sobre Manuel Alegre estava longe de imaginar que a sua candidatura se ia concretizar e muito menos que ia congregar tanto entusiasmo e tanta gente. Foi pena não se terem conseguido mais 30.000 votos porque nesse caso e em 2ª volta outro galo cantaria e o próprio PS teria que fazer o tal acto de contrição de que falei há tempos. Também por esse último motivo teria valido a pena haver outra volta porque, nesse caso, Sócrates e toda a sua camarilha teriam que desmarcar-se da névoa em que estão a viver desde domingo à noite. Fica a recordação desta aventura linda que devemos a Manuel Alegre Duarte, o poeta de Abril, a quem estamos muito gratos.
Finalmente, e como não podia deixar de ser pelo ridículo e malvadez, nunca é demais repetir que aquela cena canalha do José Sócrates de Sousa e das TVs, haja ou não má-fé (dos actuais dominadores do Largo do Rato já nada admira), Manuel Alegre não merecia tal desconsideração. Vamos ver o que acontece quando ele regressar às suas cadeiras na Comissão Política e na Assembleia da República.

Saturday, January 14, 2006

MARIA FILOMENA MÓNICA E OS SEUS AMORES

Terminei agora mesmo a leitura de BILHETE DE IDENTIDADE, livro auto-biográfico, bem escrito e que nos leva ao período de infância da autora, atravessando a sua juventude, para, mais tarde nos conduzir ao período conturbado do seu casamento, à sua passagem pela Faculdade de Letras de Lisboa, terminando em beleza, embora enfadonha pelos pormenores, em Oxford no período da bolsa da Gulbenkian e em Lisboa do e pós-25 de Abril.
Como mero leitor que só muito vagamente se recorda de Filomena Mónica nos seus tempos de Letras, não tenho qualquer veleidade em tecer crítica literária à obra, pois para tal não tenho qualquer vocação ou conhecimento. De qualquer modo não posso deixar de lamentar a falta de escrúpulos que houve no tratamento das pessoas que, a pouco e pouco, se foram cruzando na vida da autora. Das muitas, somente os meus amigos e conhecidos José Medeiros Ferreira e Afonso de Barros (infelizmente desaparecido) têm o tratamento civilizado que se impunha. Os outros, nomeadamente Vasco Pulido Valente Correia Guedes, são anormalmente tratados e, quanto a mim, o livro perde interesse a partir daí. Não havia necessidade de personalizar e creio que Constança Cunha e Sá e Vasco Pulido Valente têm muita razão em se sentirem agastados com tudo o que é descrito. Fôsse um homem a escrever as suas memórias no mesmo estilo e veríamos o Carmo e a Trindade cair-lhe em cima...

Tuesday, January 03, 2006

OS VENCIMENTOS DOS AMINISTRADORES DO BANCO DE PORTUGAL

Vítor Constâncio, governador do Banco de Portugal, aufere anualmente 272.628 Euros ou seja quase 3.894 contos mensais, o que significa que ganha mais que o Presidente da Reserva Fedral dos Estados Unidos. Mas este exagero estende-se aos outros membros do C. de Adm. Vejamos:
Vice-Governador António Pereira Marta 244.174 Euros/ano. Acumula ainda o seu vencimento com uma pensão de reformado, pasme-se, do Banco de Portugal, mas não conseguimos apurar o respectivo montante.
Vice-Governador José Martins de Matos 237.198 Euros/ano
José Silveira Godinho 273.700 Euros/ano. Tem ainda uma pensão adicional do Banco de Portugal de 139.550 Euros/ano o que dá um total de 413.250 Euros/ano
V´tor Rodrigues Pessoa 276.983 Euros/ano. Tem ainda uma reforma adicional de 39.101 Euros/ano o que dá um total de 316.084 Euros/ano.
AO TODO ESTES 6 ILUSTRES PORTUGUESES "SACAM" AO ERÁRIO PÚBLICO 1.531.916 EUROS.
Da próxima vez que Vítor Constâncio à saida de qualquer encontro, com qualquer Presidente da República, invocar os conhecidos "chavões" de contenção salarial e reforma estrutural das negociações salariais, haja algum repórter que lhe lance na cara estes números.

Sunday, January 01, 2006

CARROS INCENDIADOS EM FRANÇA

Li hoje no Jornal de Notícias, vi na TVI e na RTP-1 que, desde as 00h00 horas nos subúrbios de Paris, em Toulouse e em Lille tinham sido incendiados 425 veículos. Tomei conhecimento que as autoridades francesas consideram normal o que aconteceu e que tais incidentes se devem mais às comemorações da época festiva do que a qualquer situação de revolta idêntica às que foram vividas em Outubro praticamente por todas as grandes cidades gaulesas.
ISTO PARECE ANEDOTA. OU NOS CONSIDERAM PARVOS OU QUEREM CONVERTERMOS EM PARVOS, O QUE NA PRÁTICA VAI DAR AO MESMO. SE DISSESSEM QUE TUDO ERA MANOBRA DOS FABRICANTES DE AUTOMÓVEIS OU DOS VENDEDORES DOS MESMOS A AFIRMAÇÃO ERA MAIS CREDÍVEL.

 
Free Counters
Only reliable agents give reliable insurance quotes. Online sources for home insurance
are very effective sources to start with. It takes insurance quotes to find the right insurance. Free Counters