html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> QUOUSQUE TANDEM: September 2006

CRITICA SOCIAL E POLITICA

Saturday, September 30, 2006

CATALUNYA TURISTIC

Tive o grato prazer de visitar Barcelona na semana passada. Grande cidade, grande povo, grandes indústrias, muito comércio e... muita caça aos euros dos milhentos turistas que se cruzam connosco por tudo o que é objecto de "marketing turístico" e é muito. Os preços das entradas nos espaços turísticos - Museu Gaudi, Casa Batlló, Parque, Tibidabo, Fundació Joan Miró - são altos, comparativamente com os que se praticam entre nós mas, quem vai lá sujeita--se aos preços deles. Escandaloso foi pagar 13 ou 16 euros para visitar o "estaleiro" (palavra de honra que é esse o termo apropriado) do Temple Sagrada Família que, soubemos depois, só terá as obras terminadas em 2020 (!!!). Claro que nós conhecemos toda a história da Igreja, desde a sua concepção, até à passagem para a responsabilidade da Antoni Gaudi, a morte de Gaudi, etc etc mas não se justificará a sua abertura ao turismo só para "sacar" os euros que religiosamente são "doados" pelas pessoas incautas que aos milhares são diariamente enganadas.
A terminar quero fazer referência a um episódio que presenciei e muito admirei:
Numa das manhãs, como é costume, o "shuttle" do Hotel saíu com os hóspedes que queriam ser posicionados nos mais diversos locais da cidade. Um japonês, muito simplesmente, pediu ao motorista para o deixar no Camp Nou, Estádio do F.C.Barcelona. Sinais dos tempos !!!...
Quanto a autonomia é melhor nem falar. Madrid já sabe que todos os sinais apontam para um cada vez maior distanciamento de Castilla. E é pena !!!..

Friday, September 22, 2006

CATALUNYA

Es sorprendente el auge e impacto social que está teniendo el ciudadanismo que ciertos políticos fomentan. Albert Rivera, presidente de Ciutadans de Catalunya, es uno de ellos. El otro dia indicaba: " No veréis ni una bandera aqui. Lo importante sois vosotros". Es saludable para la política, escuchar afirmaciones con esa frescura. Estaremos asistiendo al nacimiento de una nueva Roma ? En esta ciudad, el derecho de ciudadania prevalecía por encima de trivialidades como el origen o las costumbres. Como decía Bob Dylan en los sesenta: " Las cosas están cambiando". Y los nacionalistas no se quieren enterar. Lo siento por ellos pero no se puede evitarlo inevitable. Un nuevo amanecer despunta en Cataluña- Aún hay esperanza.

 
Free Counters
Only reliable agents give reliable insurance quotes. Online sources for home insurance
are very effective sources to start with. It takes insurance quotes to find the right insurance. Free Counters