html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> QUOUSQUE TANDEM: November 2006

CRITICA SOCIAL E POLITICA

Tuesday, November 14, 2006

TRABALHO ESCRAVO NOS "CHAMADOS" PAÍSES BAIXOS

A comunicação social tem-nos brindado ultimamente com notícias vindas da Holanda sobre hipotéticos abusos cometidos por entidades patronais daquele país sobre mão-de-obra portuguesa. Tenho lido com muita atenção e ainda há menos de 2 horas tive ocasião de ouvir que o próprio embaixador português em Haia visitou ontem o acampamento do grupo de portugueses objecto da referida notícia. Aparentemente o nosso diplomata não ficou bem na fotografia, já que os testemunhos que ouvimos não lhe são muito favoráveis. Entretanto algo mais foi dito - os trabalhadores foram "engajados" por uma empresa intermediária (quando é que a comunidade europeia pôe ordem nessa actividade de "contratadores a tempo certo"?) que no seu esquema de trabalho prevê ( e está nos contratos assinados) que o 1º pagamento seja efectuado apenas após 3 semanas de trabalho efectivo, significando isto que a empresa ficará sempre com uma caução para o que der e vier, locupletando-se ainda com o rendimento consequente (x dias vezes y euros em z tempo, é dos livros multiplicado por n situações pode dar muito dinheiro !).
Sabem porque tenho tanta curiosidade no caso ?
É muito simples. Tenho um passaporte antigo, quer dizer fora de validade, com um carimbo encarnado aposto pela polícia holandesa de Amsterdam, após me deixar na fronteira da Bélgica o que significa que com aquele documento estava proibido de entrar naquele país.
Nesse tempo, estudante universitário na Faculdade de Direito de Lisboa em deambulação pela Europa das Pátrias e das liberdades, após tomar conhecimento de que vários portugueses exercendo o mesmo trabalho que outros colegas holandeses, eram "roubados" por não lhes serem pagas horas extra ou nocturnas, denunciei o facto junto da autoridade e a resposta não demorou, como atrás referi. Por isso o meu interesse por uma situação que já não é nova e que pelos vistos está para durar.

Tuesday, November 07, 2006

35º ALMOÇO DE CONFRATERNIZAÇÃO DOS ANTIGOS ALUNOS DO COLÉGIO JOÃO DE DEUS (PORTO)

A exemplo dos anos anteriores, vai realizar-se no próximo dia 25 de Novembro o almoço anual nas instalações da Escola Secundária Augusto Gil (antigas instalações do Colégio ). Este ano e devido ao desaparecimento do saudoso Padre Germano em Agosto passado, haverá uma romagem de saudade à sua campa no Cemitério de Agromonte (Área privativa da Ordem da Trindade) a que se seguirá uma missa na Igreja da Trindade sufragando as Almas dos Directores, Professores, Alunos e colaboradores já falecidos.
O almoço propriamente dito está marcado para as 13h30.
O preço a pagar é de 20 euros e é conveniente enviá-lo até dia 23 para os organizadores:
Idalino Brochado R. Infanta D.Maria, 79 R/C 4050-350 PORTO Tel 226 095 417 / 93 627 15 93
ou
Artur Magina R.da Agra, 23-3º-Esqº 4150-027 PORTO Tel 226 186 075/96 484 44 55

Monday, November 06, 2006

REPRESENTANTE EM PORTUGAL DO PT (PARTIDO DOS TRABALHADORES)

Manoel Pereira de Andrade, o "MANECO", como é tratado pelo Presidente LULA, doutorado em Engenharia Agronómica pela Universidade Técnica de Lisboa (Instituto Superior de Agronomia) e docente de ECONOMIA AGRÁRIA E CIRURGIA RURAL na ESCOLA SUPERIOR AGRÁRIA do INSTITUTO POLITÉCNICO DE BRAGANÇA, é desde há 9 anos o representante do PT para Portugal. Em entrevista recentemente concedida afirma sentir-se integrado na Europa e muito feliz por se encontrar em Bragança, onde tem grandes amigos. Como factores menos positivos da cidade nordestina, onde aliás LULA DA SILVA já esteve para ficar e por onde já passaram alguns ministros do governo de Lula, referiu em tom de brincadeira que "o frio e falta de cerveja bem gelada são o maior defeito"

Wednesday, November 01, 2006

HERMÍNIO LOUREIRO E OS IMPOSTOS

Vem hoje na comunicação social que o Presidente da Liga de Clubes Profissionais de Futebol, Hermínio Loureiro, está muito agastado com o Governo por, no Orçamento 2007, estar contemplada a hipótese de cobrança do imposto Municipal (vulgo IMI) aos clubes proprietários de campos, estádios, estruturas desportivas, etc. Fala de crises financeiras, fala de construções de interesse público que serviram para o Campeonato Europeu de 2004, fala de riscos de sobrevivência, etc etc. Conversa fiada !!!
Eu como contribuinte, revolto-me sempre que "chicos espertos" chamam à colação aspectos muito seus, egoistas até dizer basta e nada contribuindo para o bem geral que necessita do dinheiro de todos e de tudo o que mexe com mercados, finanças, comércio...
Quero lembrar ao sr Hermínio Loureiro que o futebol hoje em dia é um dos maiores negócios das nações europeias, movimenta milhões, paga milhões aos seus intervenientes, nomeadamente aos corpos directivos e não pode obviamente ficar de fora quando se fala de contribuições para o "bolo" dos impostos que servirão de base em qualquer sociedade à gestão das necessidades dos seus cidadãos em termos de estruturas de transportes, saúde, educação, etc
Já há tempos, quando o sr Gilberto falou da isenção (mal pensada por ele, como se viu pelos protestos) aos prémios que os jogadores do mundial receberam, tive ocasião de atacar tal ideia.
Agora e na mesma linha de pensamento quero manifestar a minha concordância com o Governo.

 
Free Counters
Only reliable agents give reliable insurance quotes. Online sources for home insurance
are very effective sources to start with. It takes insurance quotes to find the right insurance. Free Counters