html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> QUOUSQUE TANDEM: December 2006

CRITICA SOCIAL E POLITICA

Thursday, December 28, 2006

POLÍTICA DE ONTEM E HOJE (TUDO IGUAL MAS COM OUTROS ACTORES)

"SALAZAR apostara na licença de isqueiro. Sócrates quer a licença para a pesca lúdica. Dois regimes: ditadura (matar o vício da individualidade) e pseudodemocracia (matar o prazer da individualidade). Serve-lhes a frase do General Loureiro dos Santos: Quando os militares saem para a rua devem fazê-lo com as armas, como aconteceu no 25 de Abril. Voltaremos para substituir esta tropa."

In 24HORAS Barra da Costa
ESTAMOS DE ACORDO, ATÉ NOVAS INFORMAÇÕES (OU DECISÕES)

Wednesday, December 27, 2006

O PRIMEIRO MINISTRO E A FALTA DE NÍVEL POLÍTICO

Espera-se para os próximos dias a divulgação do parecer do Tribunal Constitucional sobre o pedido oportunamente formulado pela Presidência da República em relação a algumas cláusulas da proposta de Lei das Autarquias recentemente proposta pelo Governo e que mereceram dúvidas aquele órgão de soberania.
Independentemente da composição do citado Tribunal que, como se sabe, tem uma acentuada conotação política (vide a forma da sua composicão), achamos descabido, exagerado, abusivo e despudorado, o envio aquele Tribunal (ainda antes de se haver pronunciado sobre o assunto) por parte do 1º ministro de 5 pareceres de constitucionalistas eminentes alegadamente como forma de pressão sobre a decisão a tomar.
Este Governo (ou Desgoverno) soma assim mais esta nódoa a todo um rosário de atitudes que tem tomado , desde promessas feitas e não cumpridas até decisões que ferem com os mais elementares direitos de cidadania e que, a um partido que se quer chamar socialista, não fica bem. Refiro-me a decisões tomadas ou já prometidas nas áreas da saúde (maternidades e urgências no interior, custo dos medicamentos e consultas ambulatórias), educação (encerramento de escolas por tudo o que é interior), transportes (scuts...) etc etc.
O povo não é parvo e concerteza que na ocasião própria saberá responder, assim haja alternativas fiáveis.

Wednesday, December 13, 2006

JORGE NUNO PINTO DA COSTA E OS FANTASMAS

Desde há muito que tenho muita consideração pelo actual Presidente do FCP. Não é por nada de especial, mas quando se está à frente dum clube há mais de 20 anos e se consegue mantê-lo à frente dos concorrentes de Lisboa, há algo a salientar. Concerteza que não são os jogadores, nem os treinadores que têm passado por lá, porque actualmente a mobilidade é completa e a côr das camisolas somente conta praticamente durante os jogos. É ver por quantos clubes passou o João Vieira Pinto, o Simão, o Quaresma, o Figo, o Maniche, o Costinha...E com treinadores nem se fala.
Então o que é que difere dos outros o clube do Norte após Pedroto, Dorival Knippel (Yustrich) e Pinto da Costa ?
É pura e simplesmente a gestão dos recursos, a oportunidade dos negócios de compra e venda de jogadores, a manutenção duma mística especial. Claro que os mais "aguerridos" da 2ª circular dizem que é a compra de árbitros e resultados que tem dado esta supremacia, o que não é verdade, até porque se assim fosse, durante todos estes anos com a imprensa falada e escrita na mão de adeptos dos outros grandes clubes como se sabe, muitos escândalos teriam já ocorrido e o futebol luso estaria condenado. Mas na prática e mau grado existirem os Veigas, os Vieiras, os Madaís, os Loureiros, etc que não podem ser considerados defensores dum futebol profissional inocente e isento, o FCP e Jorge Nuno têm-se aguentado no meio de todas as vicissitudes.
Agora surge o escândalo da ex-amante Carolina com o "seu" livro, propagandeado por tudo o que é jornal, revista ou canal de TV até à saturação. Hoje e ontem até grandes nomes ligados à lista de adeptos foram entrevistados, como Miguel Sousa Tavares, Francisco Viegas, Manuel Serrão, Fernando Gomes, Tavres Telles... uns defendendo a demissão do Presidente, outros apoiando um clarificar da situação. Eu pessoalmente creio que se deve aguardar e já que a asneira está feita, fazer tudo o que seja necessário para não ferir minimamente a colectividade.
Já o meu pai me dizia que no trato "com porteiras, mulheres a dias, putas e amantes" devemos ter o máximo cuidado e Jorge Nuno Pinto da Costa não teve, antes pelo contrário. Mas estou convencido que "isto" não vai dar nada, excepto uns euros à Editora Dom Quixote, já que a "escritora" não deve ganhar para as despesas.

Saturday, December 09, 2006

MISTÉRIOS NA MORTE DO EX-ESPIÃO RUSSO

Depois de nos terem tentado convencer que Putin e os serviços secretos russos estariam por detrás do "assassinato" do ex-espião Litvinenko, o que teve uma enérgica reacção da Rússia, agora e já depois de uma delegação inglesa composta por elementos da contra-espionagem ter chegado a Moscovo, surgem novos dados sobre o assunto, se bem que ainda muito nebulosos e muito longe de confirmação.
Mário Scaramella, o italiano de 38 anos que se encontrou com Litvinenko, no tal restaurante japonês de Londres e que está sofrendo duma intoxicação semelhante embora mais benigna, intitulando-se Professor e consultor da Universidade de Nápoles embora aí seja completamente desconhecido, declarou no interrogatório do M15 que o antigo espião russo tinha transportado ilegalmente Polónio 210 de Moscovo para Zurique no ano 2000.
Por outro lado, Yuri Felshtinsky revelara anteriormente que Litvinenko lhe revelara na cama do hospital que havia sido envenenado pelo italiano com quem almoçara sushi no tal restaurante.
Como se vê pela amostra a confusão é muita, Putin parece estar fora do assunto, os ingleses continuam em Moscovo mas sem grandes hipóteses de ouvirem eventuais testemunhas dada a frieza com que os seus colegas russos os receberam e a Itália, que parece ter algo a ver com os "serviços" que são prestados no estrangeiro a russos por parte de alguns cidadãos italianos, mantém-se em silêncio acerca do assunto.

Wednesday, December 06, 2006

LUISA MESQUITA E A PERDA DE CONFIANÇA (PARCIAL)

As jornadas parlamentares do PCP na cidade da Guarda não tiveram a presença da deputada Luisa Mesquita. Em entrevista aos órgãos de informação aquela deputada disse que não fazia sentido a sua presença, devido aos problemas recentes com a sua bancada, que tinham motivado a perda de confiança parcial por parte de Bernardino Soares, lider parlamentar do PCP.
É a primeira vez que ouço falar desta figura juridico-política - PERDA DE CONFIANÇA PARCIAL - e não sei mesmo se não será uma novidade na política europeia.
Faz-nos lembrar aquele ditado que fala da honestidade da mulher de César, mas aí não se divide a mesma em fracções, ou é séria ou não é. No caso vertente, a deputada Luisa Mesquita além de 100% séria parece-nos que somente está pecando ao não assumir o corte com o partido, como outros fizeram num passado ainda muito recente.

 
Free Counters
Only reliable agents give reliable insurance quotes. Online sources for home insurance
are very effective sources to start with. It takes insurance quotes to find the right insurance. Free Counters