html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> QUOUSQUE TANDEM: August 2008

CRITICA SOCIAL E POLITICA

Tuesday, August 26, 2008

O JARDIM CESÁRIO VERDE NA ESTEFÂNIA

" O ex-libris do Largo de Dona Estefânia é o paradigma da inércia e do laxismo.
A fonte de repuxos aquáticos luminosos, circundando a mitológica figura de Neptuno foi um monumenro dinâmico e foco de atracção para as objectivas fotográficas dos visitantes citadinos nacionais e estrangeiros. Actualmente, agoniza qual doente sofrendo de uma patologia paralisante. Na água inerte flutua de tudo um pouco.
Alguém colocou o símbolo nacional no topo escultórico, quiçá para simbolizar o estado actual do país e da sua capital - a qual, em tempos idos, a nível europeu, foi considerada um exemplo, face a sua emblemática limpeza.
Também, a escassos metros, o Jardim Cesário Verde, outrora de flora luxuriante, hoje, só tem de verde o apelido do poeta.
Com sinceridade lavro que - de mediático crítico e embargador de obras da cidade, de uns tempos atrás, o ilustre vereador da CML José Sá Fernandes, com o pelouro do Ambiente, Espaços Verdes e Plano Verde H não esperava melhor.
Quem é um oásis de críticas é, normalmente, um deserto de ideias e de acções."

Mário A. Ferreira da Silva( Lisboa)
in SOL 23 de Agosto 2008

É incrível que o Jardim Cesário Verde tenha entrado na degradação em que presentemente se encontra. A Junta de Freguesia de S. Jorge de Arroios não pode invocar desconhecimento até porque a situação está à vista de todos e as reclamações dos "vizinhos" estão lá. A colocação durante o dia de uns "envergonhados" polícias em frente da estátua não resolve nada até porque os "rapazinhos" do pó e os seus "cães de estimação" já destruiram o que havia para destruir e mantêm a sua presença apenas (ou quase) durante as horas nocturnas em que o comum dos mortais "costuma" descansar o que com os barulhos existentes é difícil senão impossível, de nada valendo os telefonemas reclamativos para a PSP que, quase sempre, invoca falta de meios.

 
Free Counters
Only reliable agents give reliable insurance quotes. Online sources for home insurance
are very effective sources to start with. It takes insurance quotes to find the right insurance. Free Counters