html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> QUOUSQUE TANDEM: January 2005

CRITICA SOCIAL E POLITICA

Monday, January 31, 2005

DIOGO FREITAS DO AMARAL

"De vez em quando há quem tenha ilusões em relação ao sr. Professor Freitas do Amaral. Não vale a pena. Freitas é este cata-vento que tanto sugere que se vote no PSD como no PS, que tanto almoça com Paulo Portas como aparece nas sessões de folclore de Francisco Louçã. É o mesmo que no passado se juntou primeiro a Soares e depois a Sá Carneiro e que acabou a abandonar Balsemão à sua sorte. E vai convencendo uns quantos que isto é tudo resultado da sua análise e do que a vida lhe ensinou. Eu já não acreditava. E quando vejo a leviandade como o jurista Freitas aceita dar um parecer sobre uma instituição onde exerce funções de presidente da assembleia geral deixo de ter dúvidas. Atira-se com a ética às urtigas e siga a (Quinta da) Marinha)".
NUNO SANTOS in 24 HORAS 31 de Janeiro 2005
Meus amigos, conheço este cavalheiro desde 1961, estava ele no Curso Complementar da Licenciatura em Direito (vulgarmente conhecido como 6º ano, embora não curricular), tenho seguido o seu "percurso" político desde o Largo do Caldas até ao recente parecer para o Sindicato dos Bancários (como jurisconsulto independente, diz ele) passando pela passagem por New York (desculpem o pleonasmo) onde fez o lugar de presidente da Assembleia Geral da ONU que as vicissitudes de então ofereceram de mão beijada a um Portugal que era preciso manter no bloco americano. Entretanto que mais fez ? Pouco, muito pouco como diz o anúncio. Agora quer dizer que está interessado em ser candidato à P. da R. mas ainda meio envergonhado, em pantufas como convém aos "apalpadores". Entretanto surge a história da CGD. Meus amigos, só espero que o Dicionário de Português que aí vem se fôr ratificado por todos os estados da Comunidade de Língua Portuguesa não se esqueça de incluir um novo termo para situações como a que estamos comentando - FILHAPUTICE.

Wednesday, January 26, 2005

HAVERÁ DEUS ?

UM SUJEITO PERGUNTOU AO SR. KEUNER SE HAVIA DEUS. O SR K. DISSE:
ACONSELHO-TE A PENSAR BEM SE A TUA MANEIRA DE PROCEDER SE MODIFICARIA CONFORME A RESPOSTA À TUA PERGUNTA. SE NÃO SE MODIFICASSE ENTÃO PODEMOS DEIXAR A PERGUNTA DE LADO. SE SE MODIFICASSE ENTÃO POSSO PELO MENOS AJUDAR-TE DIZENDO QUE JÁ TE DECIDISTE. TU PRECISAS DUM DEUS
BERLIOLT BRECHT

Tuesday, January 25, 2005

A DESPEDIDA DE GABRIEL GARCIA MARQUEZ

Gabriel Garcia Marquez retirou-se da vida pública por razões de saúde: cancro linfático. Agora, parece que é cada vez mais grave. Enviou uma carta de despedida aos seus amigos que, graças à Internet, está a ser divulgada. A sua leitura é recomendada porque é verdadeiramente comovedor este texto escrito por um dos latino-americanso mais brilhantes dos últimos tempos.

" Se por um instante Deus se esquecesse de que sou uma marioneta de trapo e me oferecesse mais um pouco de vida, não diria tudo o que penso, mas pensaria tudo o que digo.
Daria valor às coisas, não pelo que valem, mas pelo que significam.
Dormiria pouco, sonharia mais, entendo que por cada minuto que fechamos os olhos, perdemos sessenta segundos de luz. Andaria quando os outros param, acordaria quando os outros dormem.
Ouviria quando os outros falam, e como desfrutaria de um bom gelado de chocolate ! Se Deus me oferecesse um pouco de vida, vestir-me-ia de forma simples, deixando a descoberto, não apenas o meu corpo, mas também a minha alma. Meu Deus, se eu tivesse um coração, escreveria o meu ódio sobre o gelo e esperava que nascesse o sol. Pintaria com um sonho de Van Gogh sobre as estrelas de um poema de Benedetti, e uma canção de Serrat seria a serenata que ofereceria à lua. Regaria as rosas com as minhas lágrimas para sentir a dor dos seus espinhos e o beijo encarnado das suas pétalas...
Meu Deus, se eu tivesse um pouco de vida... Não deixaria passar um só dia sem dizer às pessoas de quem gosto que gosto delas. Convenceria cada mulher ou homem que é o meu favorito e viveria apaixonado pelo amor. Aos homens provar-lhes-ia que estão equivocados ao pensar que deixam de se apaixonar quando envelhecem, sem saberem que envelhecem quando deixam de se apaixonar ! A uma criança, dar-lhe-ia asas, mas teria que aprender a voar sozinha. Aos velhos, ensinar-lhes-ia que a morte não chega com a velhice, mas sim com o esquecimento. Tantas coisas aprendi com vocês, os homens... Aprendi que todo o mundo quer viver em cima da montanha, sem saber que a verdadeira felicidade está na forma de subir a encosta.
Aprendi que quando um recém-nascido aperta com a sua pequena mão, pela primeira vez, o dedo do seu pai, o tem agarrado para sempre. Aprendi que um homem só tem direito a olhar outro de cima para baixo quando vai ajudá-lo a levantar-se. São tantas as coisas que pude aprender com vocês, mas não me hão-de servir realmente de muito, porque quando me guardarem dentro dessa maleta, infelizmente estarei a morrer... "
GABRIEL GARCIA MARQUEZ

Sunday, January 23, 2005

OS BOATOS E AS VÉSPERAS DA CAMPANHA ELEITORAL

Não conheço José Sócrates, não milito do seu espaço embora tenha amigos de longa data muito bem colocados no PS. Mas não misturo uma coisa com a outra. Agora que acabo de ver um mail
em que se pretende atingir a dignidade do nº 1 do PS, aparentemente com a intenção de o prejudicar na batalha que está prestes a iniciar-se, acho "SUJO" e "INDIGNO" pois significa uma viciação dos dados e não é próprio de gente civilizada.
Quando há uns anos boato semelhante surgiu com um cantor e um futebolista, a coisa foi sanada em dois tempos porque aparentemente não tinha segundas intenções. Agora, em vésperas de eleições, tratando-se de uma figura de proa dum partido com pretensões, não há direito que
proteja quem, ANONIMAMENTE E NA MAIOR CLANDESTINIDADE, pretenda interferir
na escolha que só as eleições livres podem ditar.

E NÃO VENHAM DIZER QUE ISTO É MAIS UM EXEMPLO DA CRISE DE VALORES DO PAÍS COLOCADO EM PENÚLTIMO LUGAR DO RANKING DA CEE (ainda sem a última "tranche") PORQUE ENTÃO O CASO SERIA EFECTIVAMENTE GRAVISSIMO.

Sunday, January 16, 2005

A PRIVATIZAÇÃO DA TAP E A "VENDA" DAS OGMA

Numa altura em que está concluido o "negócio" das OGMA com a venda de 60% do capital à brasileira EMBRAER pela módica quantia de 11 milhões de Euros, quando a avaliação TAP apontava para 3 vezes mais, parece que para o Governo (ou alguém por ele) quer urgentemente proceder à privatização da companhia aérea de bandeira. Quanto a mim está correcto pois já se passou demasiado tempo desde que pela 1ª vez se falou do assunto. Não nos esqueçamos que até se nomeou um Presidente (Cardoso da Cunha) cuja principal função seria preparar a privatização da Empresa. Aconteceram crises mundiais, subiu inúmeras vezes o preço do "crude", mudou o Governo, caiu o Governo e entretanto o Eng Cardoso e Cunha após desinteligências com Fernando Pinto foi "corrido", deixando o trabalho por fazer. Agora a TAP está mais que nunca na mão de uns "assalariados" brasileiros já que Portugal não consegue recrutar alguém que tenha mão na desde há muito ingovernável TAP. E o que é que pode acontecer ? Por um lado e EM VÉSPERA DE ELEIÇÕES uma urgência doentia em privatizar, enquanto por outro lado o poder está na mão de estrangeiros não devidamente controlados (disso ninguém tenha dúvidas) e tudo pode acontecer ATÉ UM NEGÓCIO DO TIPO 60% DAS OGMA.
O ESPÍRITO SANTO e eventualmente a SATA estarão a torcer para um desenlace rápido do assunto já que numa situação destas o preço será de saldo (ou não estaremos nós no tempo deles ?)

Saturday, January 08, 2005

A HISTÓRIA É UMA REPETIÇÃO DE FACTOS ...

EÇA DE QUEIRÓS in FARPAS (1871)

" O país perdeu a inteligência e a consciência moral. Os costumes estão dissolvidos, as consciências em debandada, os carácteres corrompidos. A prática da vida tem por única direcção a conveniência. Não há princípio que não seja desmentido. Não há instituição que não seja escarnecida. Ninguém se respeita. Não há nenhuma solidariedade entre os cidadãos. Ninguém crê na honestidade dos homens públicos. Alguns agiotas felizes exploram. A classe média abate-se progressivamente na imbecilidade e na inércia. O POVO ESTÁ NA MISÉRIA. Os serviços públicos são abandonados a uma rotina dormente. O Estado é considerado na sua acção fiscal como um ladrão e tratado como um inimigo. A certeza deste rebaixamento invadiu todas as consciências. Diz-se por toda a parte: O PAÍS ESTÁ PERDIDO ".

 
Free Counters
Only reliable agents give reliable insurance quotes. Online sources for home insurance
are very effective sources to start with. It takes insurance quotes to find the right insurance. Free Counters