CATALUNYA TURISTIC
Tive o grato prazer de visitar Barcelona na semana passada. Grande cidade, grande povo, grandes indústrias, muito comércio e... muita caça aos euros dos milhentos turistas que se cruzam connosco por tudo o que é objecto de "marketing turístico" e é muito. Os preços das entradas nos espaços turísticos - Museu Gaudi, Casa Batlló, Parque, Tibidabo, Fundació Joan Miró - são altos, comparativamente com os que se praticam entre nós mas, quem vai lá sujeita--se aos preços deles. Escandaloso foi pagar 13 ou 16 euros para visitar o "estaleiro" (palavra de honra que é esse o termo apropriado) do Temple Sagrada Família que, soubemos depois, só terá as obras terminadas em 2020 (!!!). Claro que nós conhecemos toda a história da Igreja, desde a sua concepção, até à passagem para a responsabilidade da Antoni Gaudi, a morte de Gaudi, etc etc mas não se justificará a sua abertura ao turismo só para "sacar" os euros que religiosamente são "doados" pelas pessoas incautas que aos milhares são diariamente enganadas.
A terminar quero fazer referência a um episódio que presenciei e muito admirei:
Numa das manhãs, como é costume, o "shuttle" do Hotel saíu com os hóspedes que queriam ser posicionados nos mais diversos locais da cidade. Um japonês, muito simplesmente, pediu ao motorista para o deixar no Camp Nou, Estádio do F.C.Barcelona. Sinais dos tempos !!!...
Quanto a autonomia é melhor nem falar. Madrid já sabe que todos os sinais apontam para um cada vez maior distanciamento de Castilla. E é pena !!!..