O CHARLROI, clube belga da 1ª Liga, apresentou uma queixa nos tribunais contra a FIFA, por alegado "abuso de posição dominante" no que diz respeito à cedência de jogadores às selecções belgas de futebol. O assunto foi despoletado devido à lesão que o jogador Abdelmajid Oulmers contraiu ao serviço da selecção marroquina o que o incapacitou para a prática desportiva durante 8 meses.
Ontem, o grupo denominado G-14, constituido pelos maiores clubes europeus de futebol incluindo o F.C.Porto, manifestou a sua solidariedade ao clube belga, juntando-se ao processo que visa reclamar à FIFA compensações monetárias pela libertação de jogadores para as selecções. James Thellusson, porta-voz do G-14, revelou que a associação tinha decidido tornar-se parte interessada neste processo legal.
A FIFA, entretanto, não reconhece o organismo e recusa-se a negociar, manifestando a opinião, desde há muito conhecida, de que estas matérias são um exclusivo das federações nacionais.
Todo o mundo sabe o que é o mundo "organizado" do futebol e o medo que Blatter, Madail & Cª têm da análise que os tribunais possam fazer dessa mesma "organização mafiosa", mas, quer queiram ou não, um dia essa abertura vai acontecer. Oxalá seja em breve !