html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> QUOUSQUE TANDEM: TRABALHO ESCRAVO NOS "CHAMADOS" PAÍSES BAIXOS

CRITICA SOCIAL E POLITICA

Tuesday, November 14, 2006

TRABALHO ESCRAVO NOS "CHAMADOS" PAÍSES BAIXOS

A comunicação social tem-nos brindado ultimamente com notícias vindas da Holanda sobre hipotéticos abusos cometidos por entidades patronais daquele país sobre mão-de-obra portuguesa. Tenho lido com muita atenção e ainda há menos de 2 horas tive ocasião de ouvir que o próprio embaixador português em Haia visitou ontem o acampamento do grupo de portugueses objecto da referida notícia. Aparentemente o nosso diplomata não ficou bem na fotografia, já que os testemunhos que ouvimos não lhe são muito favoráveis. Entretanto algo mais foi dito - os trabalhadores foram "engajados" por uma empresa intermediária (quando é que a comunidade europeia pôe ordem nessa actividade de "contratadores a tempo certo"?) que no seu esquema de trabalho prevê ( e está nos contratos assinados) que o 1º pagamento seja efectuado apenas após 3 semanas de trabalho efectivo, significando isto que a empresa ficará sempre com uma caução para o que der e vier, locupletando-se ainda com o rendimento consequente (x dias vezes y euros em z tempo, é dos livros multiplicado por n situações pode dar muito dinheiro !).
Sabem porque tenho tanta curiosidade no caso ?
É muito simples. Tenho um passaporte antigo, quer dizer fora de validade, com um carimbo encarnado aposto pela polícia holandesa de Amsterdam, após me deixar na fronteira da Bélgica o que significa que com aquele documento estava proibido de entrar naquele país.
Nesse tempo, estudante universitário na Faculdade de Direito de Lisboa em deambulação pela Europa das Pátrias e das liberdades, após tomar conhecimento de que vários portugueses exercendo o mesmo trabalho que outros colegas holandeses, eram "roubados" por não lhes serem pagas horas extra ou nocturnas, denunciei o facto junto da autoridade e a resposta não demorou, como atrás referi. Por isso o meu interesse por uma situação que já não é nova e que pelos vistos está para durar.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

 
Free Counters
Only reliable agents give reliable insurance quotes. Online sources for home insurance
are very effective sources to start with. It takes insurance quotes to find the right insurance. Free Counters